BMW prepara nova aventureira esportiva

0
220

Conceito 9cento com motor bicilíndrico de média capacidade dá pistas de como será o futuro modelo da marca alemã

BMW_CONCEPT_9CENTO_1_2018
BMW mostrou o conceito 9cento no Concorso d´Eleganza Villa d’Este, na Itália, entre 25 e 27 de maio

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

BMW prepara nova aventureira esportiva

A BMW aproveitou o famoso Concorso d´Eleganza Villa d’Este, realizado na Itália entre 25 e 27 de maio, para apresentar uma nova moto conceito, a Concept 9cento (lê-se “novecento”). O modelo dá pistas de como deverá ser a nova aventureira esportiva da marca alemã, segundo comunicado da própria empresa. “Criamos uma moto que combina potência suficiente com características sport-touring e, acima de tudo, muita diversão, por isso é um pacote atraente”, explicou o Head de Design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich.

BMW_CONCEPT_9CENTO_2_2018
Equipada com malas laterais e um design leve e esportivo Concept 9cento fio mostrada na Itália

Apesar do design futurista, as linhas da 9cento lembram muito a S 1000XR, a aventureira esportiva com motor de quatro cilindros que combina emoção e desempenho com uma vocação para viagens. Entretanto, o novo conceito utiliza um motor de dois cilindros paralelos de médio porte – daí o nome 900. A BMW não especifica a capacidade cúbica, mas externamente o propulsor se assemelha muito ao bicilíndrico da linha F 800GS.

BMW_CONCEPT_9CENTO_3_2018
Concept 9cento (lê-se “novecento”) mostra como será a futura aventureira esportiva da BMW

Com visual compacto e a proporção esportiva – com volume concentrado na dianteira e a traseira minimalista – a 9cento deve ser a resposta da BMW para o sucesso de modelos como as Yamaha Tracer 900 e 700, Ducati Multistrada 950 entre outros.

“Ela reúne o melhor dos segmentos esportivo, aventureiro e touring… em uma categoria que não tinha este tipo de modelo da BMW antes. O conceito 9cento é nossa interpretação de uma moto versátil e moderna para o novo segmento médio”, confirma Heinrich. As aventureiras esportivas médias têm feito sucesso na Europa. Os modelos combinam a posição de pilotagem ereta e as suspensões de longo curso das aventureiras com as rodas aro 17 e a esportividade das nakeds.

A BMW conceito 9cento aposta nessa mesma receita. Segundo os engenheiros da marca, as suspensões têm garfo telescópico invertido, na dianteira, e um monoamortecedor fixado diretamente à balança, na traseira. Ambas têm longo curso e foram projetadas para serem ideais para uma viagem. As rodas de liga-leve têm 17 polegadas e calçam pneus de perfil esportivo.

Na parte ergonômica, a BMW apostou em uma posição ereta com assento baixo para proporcionar conforto em longas distâncias. Nesse quesito, a 9cento, diferentemente de outros conceitos, traz até uma pequena bolha na carenagem frontal para proteger piloto e garupa das intempéries.

O painel digital com tela colorida de TFT de 6,5 polegadas é o mesmo, ou bastante semelhante, das novas R 1200 GS. Outro indício de que o conceito deverá mesmo entrar em produção.

Leve e moderna

Como conceito a 9cento traz métodos inéditos em sua construção. A estrutura do quadro é reforçada com lã de fibra de carbono: não só reduz o peso total da moto, mas também liga o design tridimensional do trem dianteiro ao suporte traseiro de alumínio. O espaço visível entre o triângulo da estrutura e o assento destaca ainda mais o princípio da construção leve.

BMW_CONCEPT_9CENTO_5_2018
9cento tem quadro de dupla trave superior com o motor bicilíndrico fazendo parte da estrutura

Na cobertura do tanque, no suporte das pedaleiras e no subquadro traseiro a marca utilizou alumínio com ranhuras. O objetivo era recriar o mesmo efeito visual de um mapa topográfico de elevação.

Outra novidade é o exclusivo sistema de malas laterais. Quando instaladas as malas servem também para aumentar o conforto da garupa, ampliando a área do assento. Sem as malas, a 9cento se assemelha à uma naked esportiva. Com elas, transforma-se em uma sport-touring.

BMW_CONCEPT_9CENTO_6_2018
9cento tem quadro de dupla trave superior com o motor bicilíndrico fazendo parte da estrutura

O sistema de iluminação todo em LED da Concept 9cento reflete, deliberadamente, características extraídas do segmento Adventure Sport. O farol é de estilo moderno, apresentando dois elementos de lâmpadas simétricas, o que cria um design de iluminação que torna a moto conceito instantaneamente reconhecível como uma BMW.

BMW_CONCEPT_9CENTO_8_2018
Poucas fotos mostram a moto rodando; sistema de iluminação é assinatura BMW no conceito

Caso repita o que já fez com outros conceitos, como a Concept 101, que deu origem à K 1600B, a 9cento deverá mesmo ser produzida. E, quem sabe, chegar ao mercado em, no máximo, dois anos. Vamos torcer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


8 × = oito