BMW G 310 R, como pilotar a mais barata da marca alemã

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Fabricada em Manaus (AM), a pequena naked oferece 34 cavalos, ciclística refinada e muita diversão. Custando R$ 21.900 será a porta de entrada para a sofisticada marca alemã

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Com a G 310R a BMW pretende atingir os motociclistas iniciantes e o público feminino

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO

Como é pilotar a G 310 R, a BMW mais barata do mundo

O lançamento mais esperado do ano, a BMW G 310 R, deixou muitos motociclistas curiosos querendo saber se vale a pena pagar R$ 21.900 para ter essa BMW na garagem.

Feita para rodar na cidade, tem em seu foco os motociclistas iniciantes e as mulheres. Para atingir esse público a marca aposta em uma agressiva campanha de financiamento aliado a qualidade do produto e facilidade de pilotagem. Desenvolvida na Alemanha e fabricada em Manaus (AM), a G 310 é o caminho da marca para atingir esse novo público.

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Design da G 310R é inspirado na S 1000R, a naked de 1.000 cc da marca

O design da G 310 R foi inspirado em sua irmã mais velha, a naked S 1000 R. Mais bonita ao vivo que nas fotos, a nova BMW traz encaixes perfeitos entre as partes e usa materiais de qualidade. Conta com lanterna traseira de LED e um completo e funcional painel de instrumentos, com indicador de marcha, consumo instantâneo e médio, entre outras informações.

O que distou é o escapamento, que não traz um desenho alinhado ao desenho da moto. Talvez tenha faltado ousadia aos designers da marca alemã.

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Designer da ponteira do escape é muito comportado em relação à moto

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Sistema de iluminação de LED está presente na lanterna

Parte mecânica Seu motor é inédito. Trata-se de um monocilíndrico de 313 cm³, com arrefecimento líquido e comando duplo no cabeçote. Sua potência máxima de 34,47 cv (a 9.200 rpm) e o torque máximo, 2,85 kgf.m, está disponível aos 7.500 giros.

Traz ainda duplo comando de válvulas, injeção eletrônica de combustível e câmbio de seis marchas. O diferencial do motor fica por conta do posicionamento do cilindro, inclinado para trás – bem diferente da maioria das motos – e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está posicionado à frente. Esta solução mecânica representou baixo centro de gravidade – concentração de massa – e baixa vibração.

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Ângulo de inclinação do motor (de 34 cavalos) é uma atração da nova BMW

Hora de dar o start Bastou girar a chave e ver o painel fazendo a leitura dos dados, aliás o painel é bem moderno e lembra um smartphone. As mãos chegam aos comandos com facilidade, enquanto os pés tocam o solo naturalmente. O banco está a apenas 785 mm de altura do assento, confortável tem espuma de boa densidade. Há outras duas opções de assentos, um mais baixo e o outro com mais espuma, pensado para quem vai fazer viagens com a G 310 R.

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O modelo terá três opção de banco com alturas e densidades diferentes

Em função das pedaleiras recuadas, as pernas do piloto também ficaram flexionadas e bem encaixadas na lateral do tanque de combustível – com capacidade para 11 litros.

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O piloto se encaixa naturalmente na G 310 R com os joelhos dobrados e apoiados no tanque

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Tampa no estilo aeronáutico e proteção valorizam tanque de combustível

O motor acorda e emite o ronco médio/grave, bem encorpado e agradável e aos ouvidos. Ao entrar na pista o motor vai enchendo de forma linear e a velocidade máxima ficou próxima dos 140 km/h. O propulsor de 34 cv gostou de ser exigido na pista, sempre com trocas de marchas rápidas e reduzidas fortes para entrar nas curvas.

O motor poderia oferecer mais torque em uma faixa menor de giros. Mas a partir dos 5.500 rpm, o propulsor parece despertar e tornar a pilotagem ainda mais divertida. Outros fatores ajudam para uma pilotagem mais agradável e intuitiva, entre eles o guidão largo e curta distância entre-eixos – 1.374 mm, além dos 158 quilos da moto em ordem de marcha. Com isso é fácil mudar de direção e ter agilidade em manobras rápidas ou em baixa velocidade.

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Entre eixos curto e guidão largo permitem manobrar a G 310 R com facilidade

O câmbio merece destaque por conta do escalonamento de marchas – com sexta marcha mais longa – privilegiando os médios giros. Ciclística Além do desempenho do motor, a ciclística é fundamental para a harmonia do conjunto na pista. O chassi tubular fica parcialmente exposto e mostra a modernidade do projeto.

Na dianteira a suspensão usa garfo telescópico invertido (upside-down) com tubos de 41 mm (dourado), com 140mm de curso. O monoamortecedor traseiro é fixado diretamente na balança de alumínio, conta com curso de 131 mm e com pré-carga da mola ajustável em 10 posições.

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Ciclística permite inclinar a G 310R nas curvas até o limite das pedaleiras

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Bengalas dianteiras anodizadas e invertidas são destaque no sistema de suspensão

Regulado para uma condução mais confortável, o conjunto absorveu as ondulações da pista e manteve a roda “grudada” no chão. Claro que nas ruas e avenidas esburacadas dos grandes centros o conjunto vai ser muito mais exigido. Equipada com rodas de rodas de liga-leve de 17 polegadas, usa pneus de perfil esportivo – 110/70 (diant.) e 150/60 (tras.) que permitiu contornar curvas de forma mais ousada, até o limite das pedaleiras.

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Rodas de 17 polegadas, calçadas com pneus de perfil esportivo, oferecem muita segurança nas curvas

Na emergência Em caso de emergência o piloto poderá contar com conjunto de freio bem equilibrado. Na dianteira, o disco simples de 300 mm de diâmetro, usa pinça de fixação radial e cáliper de quatro pistões. Na traseira, pinça flutuante de dois pistões associada a um disco de 240 mm de diâmetro.

De série, a moto traz sistema de freios antitravamento (ABS) de dois canais. Na prática o sistema de frenagem tem comportamento dentro do esperado. Permitindo frenagens fortes sem sair da trajetória.

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Pinça de fixação radial no disco dianteiro destaca o sistema de freios

Hora de escolher A G 310 R entra em uma disputa interessante. Já que nosso mercado oferece boas opções nessa faixa de cilindrada como, por exemplo, Kawasaki Z300, Yamaha MT-03 e KTM 390, cujos preços variam entre R$ R$ 18.890 e R$ 21.990. Quem busca uma naked mais esportiva tem na KTM Duke 390 (R$ 21.990) uma opção mais radical.

Porém, nenhuma delas tem o carisma e o glamour da marca alemã que oferece condições especiais de financiamento: entrada de R$ 7.150, saldo de 36 meses com parcelas de R$ 499, taxa de juros de 2,08% e parcela final de 30%.

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Sistema permite abrir o farol para facilitar a troca de lâmpada

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O fabricante projeta uma autonomia superior a 300 km, ideal para viagens curtas

BMW G 310R - FICHA TÉCNICA

Motor Monocilíndrico, 4 válvulas, comando duplo no cabeçote e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 313 cm³,
Diâmetro x curso 80 mm x 62,1 mm
Taxa de compressão 10,6:1
Potência máxima 34,47 cv a 9.200 rpm
Torque máximo 2,85 kgf.m a 7.500 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Tubular em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido 41 mm de diâmetro com 140 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor com 131 mm de curso e multiajustável
Freio dianteiro disco simples de 300 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial e cáliper de quatro pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça pinça flutuante de dois pistões e ABS
Rodas e Pneus 110/70 R 17 (Diant.) e 150/60 R 17 (Tras.)
Comprimento 2.005mm
Largura 820mm
Altura 1.080mm
Distância entre-eixos 1.366mm
Altura do assento 785mm
Peso em ordem de marcha 158 kg
Tanque de combustível 11 litros
Cores Branco, preto e azul
Preço R$ 21.900

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