BMW F 700 GS é novo modelo de entrada da BMW no Brasil

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BMW F 700 GS: Com motor de dois cilindros e um completo pacote de equipamentos, bigtrail será produzida na nova fábrica da marca em Manaus (AM).

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O motor de dois cilindros da F 700 GS gera 75 cv de potência e 7,85 kgf.m torque

Texto: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
Fotos: Divulgação

S1000RR

F 700 GS é novo modelo de entrada da BMW no Brasil

A BMW anunciou a chegada e a pré-venda da F 700 GS, que assume o lugar da G 650 GS como modelo de entrada da marca alemã no Brasil. Assim como sua antecessora, a nova integrante da linha GS é destinada ao público que busca uma moto ágil no asfalto e que permita incursões leves no fora de estrada. A bigtrail será produzida na nova fábrica da marca em Manaus (AM) e tem preço sugerido de R$ 39.950 – o que a torna a moto mais barata da BMW no mercado nacional pelo menos até a chegada da pequena G 310R.

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Fabricada no Brasil, a F 700 GS terá preço sugerido de R$ 39.950

A F 700 GS conta com um completo pacote: sistema de freios ABS, controle de tração, manoplas aquecidas, protetores de mãos, controle de pressão dos pneus, computador de bordo e tomada de 12V.
Apesar do nome, a F 700 GS utiliza o mesmo motor da F 800 GS, porém amansado: o bicilíndrico de 798 cm³ tem duplo comando no cabeçote, oito válvulas e refrigeração líquida. Porém, no novo modelo produz apenas 75 cv de potência a 7.000 rpm e torque máximo de 7,85 kgf.m a 5.500 rpm – contra os 85 cv e 8,5 kgf.m da sua irmã mais off-road, a F 800 GS. O câmbio é de seis velocidades.Para os motociclistas de baixa estatura uma boa notícia: o modelo tem assento a apenas 820 milímetros do solo. Mais baixo se comparado com a irmã F 800 GS, que é vendida no Brasil com o banco conforto, que fica a 895 mm do solo e dificulta a vida dos pilotos com menos de 1,80 m.

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Sistema de freios ABS e controle de tração são os destaques tecnológicos do modelo de uso misto
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Protetores de mão e manoplas aquecidas são itens de série na nova F 700 GS
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A F 700 GS vem com assento de altura menor em relação ao solo (820 milímetros)

Ciclística

Toda a parte ciclística – suspensões e freios – está ancorada em um quadro tubular fabricado em aço. Na dianteira, garfo telescópico convencional com tubos de 41 mm de diâmetro. Já na traseira, a balança de alumínio é monoamortecida com regulagem da pré-carga da mola. O curso de suspensão é igual tanto na dianteira, como na traseira (170 mm).

O sistema de freios tem duplo disco de 300 mm de diâmetro com pinças flutuantes na dianteira. Já, na traseira, disco único de 265 mm, também com pinça flutuante. Ambas têm sistema ABS, que pode ser desabilitado.

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Para uma pilotagem fora-de-estrada o sistema de freios ABS pode ser desligado

Ao contrário da F 800 GS, mais voltada para andar na terra, a F 700GS gosta mais de asfalto, por isso utiliza rodas de liga-leve aro 19 na dianteira e 17 na traseira. Os pneus de uso misto são sem câmara nas medidas 110/80 na frente e 140/80 atrás. Seu peso a seco é de 212 kg. O tanque de combustível tem capacidade para 16 litros de combustível, sendo 2,7 l de reserva.

Mercado

Embora seu preço seja bem mais elevado do que a antiga monocilíndrica F 650GS, a nova F 700GS (que tem motor de 800cc, vale lembrar) tenta ser uma opção mais acessível do que a F 800GS. Tanto pelo preço inferior – a nova 800 GS está sendo vendida a R$ 45.900 – como pelo fato de ter menos potência e um banco mais baixo.

A nova F 700GS tem como principal concorrente a Triumph Tiger 800 XR, que também oferece um bom pacote tecnológico, por R$ 37.990. A Honda NC 750X, cotada a R$ 36.500 também disputa a preferência do consumidor que busca uma moto versátil para rodar no asfalto e, às vezes, enfrentar uma estrada de terra.

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O painel de instrumentos traz mostradores analógicos e computador de bordo

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