BMW apresenta novo sistema de luz de freio para motos

0
607

BMW: Dynamic Brake Light pisca luz em frenagens para aumentar a segurança do motociclista. Sistema estará disponível em seis modelos 2016 da marca, mas apenas na Europa.

Dynamic_Brake_Light_R1200
Sistema Dynamic Brake Light está disponível como opcional na R 1200GS 2016, somente na Europa

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação

S1000RR

BMW apresenta novo sistema de luz de freio para motos

Ver e ser visto está entre os dez mandamentos para pilotar uma motocicleta com segurança e evitar acidentes. Justamente por isso, a BMW Motorrad anunciou uma novidade que promete aumentar a visibilidade dos motociclistas em um momento delicado: a frenagem. O recém-apresentado “Dynamic Brake Light” (Luz de freio dinâmica) promete avisar com antecedência e de uma forma mais eficaz os outros condutores da via quando a motocicleta à frente estiver freando.

Dynamic_Brake_Light
Novo sistema Dynamic Brake Light da BMW faz primeiro a luz de freio piscar e, depois, as setas

O objetivo do novo sistema de luzes de freio da BMW é avisar os veículos que vêm atrás em dois estágios sobre uma frenagem forte ou emergencial da motocicleta. O primeiro estágio é ativado quando a moto desacelerar em uma velocidade acima de 50 km/h – nesse caso a luz de freio pisca em uma frequência de 5 Hz e para assim que o piloto parar de frear. Já no caso de uma frenagem de emergência, o primeiro estágio também entra em funcionamento, mas assim que a motocicleta atingir 14 km/h ou parar, as luzes indicadoras de direção (setas) começam a piscar. O sistema continua piscando até que a moto vá mais do que 20 km/h. Seu funcionamento é bastante semelhante ao sistema já utilizado em automóveis da fábrica alemã.

1133_469NAPRANCHETA_BrakeLight_2
Nova luz de freio da BMW funciona em dois estágios

A grande sacada da BMW foi automatizar uma medida de segurança adotada por muitos motociclistas experientes. Normalmente, quando vão frear, alguns costumam pisar no freio intermitentemente para alertar os carros que vem atrás de que irão frear.

Disponibilidade

Por enquanto o novo sistema dinâmico de luzes de freio estará disponível em seis modelos da BMW Motorrad, apenas no mercado europeu. Os modelos R 1200GS, R 1200GS Adventure e S 1000XR oferecerão esse item como opcional, em um pacote juntamente com um novo sistema de freios ABS Pro. Já a linha K 1600 – GT, GTL e GTL Exclusive – terá o ABS Pro e a inovadora luz de freio como itens de série.

K1600GT
K 1600GT tem novo sistema de luz de freio a ABS Pro, que funciona em curvas
K1600GS
K 1600 GTL Exclusive 2016 virá com o sistema Dynamic Brake Light de série em conjunto com ABS Pro

Comparado ao ABS convencional, o ABS Pro oferece maior segurança para a frenagem em curvas, acionando o sistema antitravamento das rodas mesmo com a moto inclinada. No caso de uma frenagem rápida em uma curva, o ABS Pro reduz a chance de uma mudança abrupta na direção da moto, além de evitar que a traseira levante nessa situação. O grande benefício é poder reduzir a velocidade nas curvas sem interferir na trajetória da motocicleta.

1133_469NAPRANCHETA_BrakeLight_3
Pacote opcional na R 1200GS Adventure traz Dynamic Brake Light e ABS Pro

O vídeo abaixo está em inglês, mas traz uma abordagem sobre o sistema:

>>Visite a nossa loja de motos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× nove = 54