Como todos esperavam o Salão Duas Rodas 2011 começou com grandes novidades!
A BMW Motorrad, em coletiva de imprensa realizada há pouco, além de novas cores para os modelos importados e produzidos em Manaus já conhecidos dos motociclistas, apresentou duas novidades, sendo uma delas internacional.
A primeira é a novíssima linha R 1200 R, lançada recentemente na Europa. Com as novas BMW R 1200 R e R 1200 R Classic, a BMW Motorrad dá continuidade à sua longa tradição de fabricação de roadsters e apresenta os modelos revisados que sucederão a R 1200 R. Ambas combinam um design esportivo moderno e marcadamente clássico.
Enquanto a versão básica da BMW R 1200 R enfatiza o caráter esportivo com novas rodas de liga leve, a R 1200 R Classic exibe rodas com raios metálicos e uma pintura exclusiva, dando um toque deliberado de refinada nostalgia.
A grande novidade ficou por conta do lançamento da G 650 GS Sertão. Baseada na G 650 GS que já conhecemos, a Sertão conta com um caráter mais off-road, especialmente pela adoção de uma roda dianteira de 21″ e pelo maior curso das suspensões. Espécie de releitura da antiga versão Dakar, a Sertão promete características mais esportivas para aquele que desejam aventura, sem perder a praticidade no dia a dia da tradicional GS monocilíndrica.
A nova G 650 GS Sertão será vendida na Europa e no Brasil (com o mesmo nome) e sua produção se dará tanto em Berlim quanto em Manaus. Ela chega às concessionárias brasileiras em maio de 2012 com um preço sugerido de R$ 32 800. No Brasil, o ABS é de série. Na Europa, sem o sistema anti-travamento dos freios, custará a partir de 7 650 euros.
Oferecida nas cores Branco Aura / Azul Arroyo, as diferenças técnicas da G 650 GS Sertão com relação à “G” normal são:
– Curso de 210 mm nas suspensões dianteira e traseira (170 / 165 mm na G 650 GS)
– Cáster de 123 mm (113 mm)
– Distância entre-eixos de 1 484 mm ( 1 477 mm)
– Rodas raiadas de 2,5″- 21 na frente e 3″ – 17 atrás (liga-leve 2,5″-19 e 3,5″ -17)
– Pneus 90/90 – 21″ e 130/80 – 17″ ( 110/80 – 19″ e 140/80 – 17″)
– Comprimento de 2 185 mm (2 165 mm)
– Altura do assento de 860 a 900 mm (770 a 840 mm)
– Peso 193 kg (192)
Especificações técnicas R1200 R:
BMW R 1200 R, BMW R 1200 R Classic | ||||
Motor | ||||
Capacidade | cc | 1170 | ||
Diâmetro/percurso | mm | 101/73 | ||
Potência máxima | kW/hp | 81/110 | ||
a | rpm | 7.750 | ||
Torque máximo | Nm/lb-ft | 119 | ||
a | rpm | 6.000 | ||
Projeto | Boxer | |||
Nº de cilindros | 2 | |||
Taxa de compressão/combustível | 12:1/gasolina sem chumbo (RON 95-98) | |||
Gerenciamento da válvula | DOHC, braço oscilante | |||
Válvulas por cilindro | 4 | |||
Diâmetro de entrada/saída | mm | 39/33 | ||
Diâmetro da válvula do carburador | mm | 50 | ||
Fornecimento de combustível | BMS-K+ | |||
Sistema elétrico | ||||
Alternador | W | 720 | ||
Bateria | V/Ah | 12/14 | ||
Farol | Luz baixa: H11Luz alta: H11 | |||
Arranque | kW | 1,2 | ||
Transmissão de potência | ||||
Embreagem | Embreagem seca com disco único, acionada hidraulicamente | |||
Caixa de câmbio | Caixa de câmbio de seis velocidades com mudança por garras | |||
Relação principal de transmissão | 1,737 | |||
Relação de marchas I | 2,375 | |||
II | 1,696 | |||
III | 1,296 | |||
IV | 1,065 | |||
V | 0,939 | |||
VI | 0,848 | |||
Transmissão para roda traseira | Eixo cardã | |||
Relação final de transmissão | 2,75 | |||
Suspensão e chassi | ||||
Quadro | Quadro de aço tubular | |||
Suspensão, dianteira | BMW Telever | |||
Suspensão, traseira | BMW Paralever | |||
Curso da mola dianteira/traseira | mm | 120/140 | ||
Castor | mm | 119,1 | ||
Distância entre eixos | mm | 1.495 | ||
Ângulo da cabeça de direção | ° | 62,9 | ||
Freio dianteiro | Disco duplo, calibrador fixo radial com quatro pistões, diâmetro 320 mm | |||
Freio traseiro | Disco único, calibrador flutuante com duplo pistão, diâmetro 265 mm | |||
Sistema de freio ABS | ABS Integral BMW Motorrad (parcialmente integral, equipamento opcional) | |||
Rodas | R 1200 R: moldadasR 1200 R Classic: rodas raiadas | |||
Dianteira | 3,50 x 17” | |||
Traseira | 3,50 x 17” | |||
Pneus | Dianteiro | 120/70 ZR 17 | ||
Traseiro | 180/55 ZR 17 | |||
Pesos e Dimensões | ||||
Comprimento, total | mm | 2.145 | ||
Largura, total, com/sem espelhos | mm | 906/845 | ||
Altura do assento (sem piloto) | mm | 800 (padrão)800 (EO, AO, esportivo)830 (EO, AO, conforto, alto)830 (AO, alto)760 (EO, AO, baixo)750 (rebaixado) | ||
Peso sem carga, 90% de combustível | kg | 223 | ||
Peso total permitido | kg | 450 | ||
Capacidade do tanque | l | 18 | ||
Desempenho | ||||
Consumo de combustível 90 km/h | l/100 km | 4,1 | ||
Consumo de combustível 120 km/h | l/100 km | 5,5 | ||
Aceleração | ||||
0–100 km/h | s | 3,5 | ||
Velocidade máxima | km/h | >200 | ||
Tabela de Preços | ||||
Modelo / Pacote | Versão | Preço Público | ||
G 650 GS | (0135) | 29.800 | ||
F 800 R | (0215) | 36.900 | ||
F 800 GS | (0225) | 42.900 | ||
R 1200 GS Standard | (0450) | 59.900 | ||
R 1200 GS Standard com ABS | (0450) | 63.900 | ||
R 1200 GS Sport | (0450) | 70.900 | ||
R 1200 GS Sport Triple Black | (0450) | 72.900 | ||
R 1200 GS Premium / Premium Triple Black | (0450) | 80.900 | ||
R 1200 GS Adventure Premium | (0470) | 91.200 | ||
R 1200 RT Standard | (0430) | 76.800 | ||
R 1200 RT Premium | (0430) | 90.900 | ||
K 1300 R Standard com ABS | (0518) | 70.900 | ||
K 1300 R Dynamic | (0518) | 82.900 | ||
K 1300 S Standard com ABS | (0508) | 68.900 | ||
K 1300 S Premium | (0508) | 80.600 | ||
K 1600 GT | (0601) | 99.500 | ||
K 1600 GTL | (0602) | 108.500 | ||
S 1000 RR Standard | (0507) | 61.400 | ||
S 1000 RR Standard com Shift Assistance | (0507) | 62.400 | ||
S 1000 RR Full | (0507) | 69.900 | ||
S 1000 RR Full Tricolor | (0507) | 72.400 | ||
Preços sujeitos a aleração sem prévio aviso. | ||||
* R 1200 RT tricolor : independete do pacote, somar mais R$ 3.300,00 no preço público sugerido | ||||
* K 1300 S tricolor : independete do pacote, somar mais R$ 3.300,00 no preço público sugerido | ||||