BMW anuncia R1200 R Classic e faz lançamento mundial da G 650 GS Sertão no Salão Duas Rodas

0
466

Como todos esperavam o Salão Duas Rodas 2011 começou com grandes novidades!

A BMW Motorrad, em coletiva de imprensa realizada há pouco, além de novas cores para os modelos importados e produzidos em Manaus já conhecidos dos motociclistas, apresentou duas novidades, sendo uma delas internacional.

A primeira é a novíssima linha R 1200 R, lançada recentemente na Europa. Com as novas BMW R 1200 R e R 1200 R Classic, a BMW Motorrad dá continuidade à sua longa tradição de fabricação de roadsters e apresenta os modelos revisados que sucederão a  R 1200 R. Ambas combinam um design esportivo moderno e marcadamente clássico.

Enquanto a versão básica da BMW R 1200 R enfatiza o caráter esportivo com novas rodas de liga leve, a R 1200 R Classic exibe rodas com raios metálicos e uma pintura exclusiva, dando um toque deliberado de refinada nostalgia.

A grande novidade  ficou por conta do lançamento da G 650 GS Sertão. Baseada na G 650 GS que já conhecemos, a Sertão conta com um caráter mais off-road, especialmente pela adoção de uma roda dianteira de 21″ e pelo maior curso das suspensões. Espécie de releitura da antiga versão Dakar, a Sertão promete características mais esportivas para aquele que desejam aventura, sem perder a praticidade no dia a dia da tradicional GS monocilíndrica.

A nova G 650 GS Sertão será vendida na Europa e no Brasil (com o mesmo nome) e sua produção se dará tanto em Berlim quanto em Manaus. Ela chega às concessionárias brasileiras em maio de 2012 com um preço sugerido de R$ 32 800. No Brasil, o ABS é de série. Na Europa, sem o sistema anti-travamento dos freios, custará a partir de 7 650 euros.

Oferecida nas cores Branco Aura / Azul Arroyo, as diferenças técnicas da G 650 GS Sertão com relação à “G” normal são:

– Curso de 210 mm nas suspensões dianteira e traseira (170 / 165 mm na G 650 GS)
– Cáster de 123 mm (113 mm)
– Distância entre-eixos de 1 484 mm ( 1 477 mm)
– Rodas raiadas de 2,5″- 21 na frente e 3″ – 17 atrás (liga-leve 2,5″-19 e 3,5″ -17)
– Pneus 90/90 – 21″ e 130/80 – 17″ ( 110/80 – 19″ e  140/80 – 17″)
– Comprimento de 2 185 mm (2 165 mm)
– Altura do assento de 860 a 900 mm (770 a 840 mm)
– Peso 193 kg (192)

Especificações técnicas R1200 R:

BMW R 1200 R, BMW R 1200 R Classic
Motor
Capacidade cc 1170
Diâmetro/percurso mm 101/73
Potência máxima kW/hp 81/110
a rpm 7.750
Torque máximo Nm/lb-ft 119
a rpm 6.000
Projeto Boxer
Nº de cilindros 2
Taxa de compressão/combustível 12:1/gasolina sem chumbo (RON 95-98)
Gerenciamento da válvula DOHC, braço oscilante
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro de entrada/saída mm 39/33
Diâmetro da válvula do carburador mm 50
Fornecimento de combustível BMS-K+
Sistema elétrico
Alternador W 720
Bateria V/Ah 12/14
Farol Luz baixa: H11Luz alta: H11
Arranque kW 1,2
Transmissão de potência
Embreagem Embreagem seca com disco único, acionada hidraulicamente
Caixa de câmbio Caixa de câmbio de seis velocidades com mudança por garras
Relação principal de transmissão 1,737
Relação de marchas I 2,375
II 1,696
III 1,296
IV 1,065
V 0,939
VI 0,848
Transmissão para roda traseira Eixo cardã
Relação final de transmissão 2,75
Suspensão e chassi
Quadro Quadro de aço tubular
Suspensão, dianteira BMW Telever
Suspensão, traseira BMW Paralever
Curso da mola dianteira/traseira mm 120/140
Castor mm 119,1
Distância entre eixos mm 1.495
Ângulo da cabeça de direção ° 62,9
Freio dianteiro Disco duplo, calibrador fixo radial com quatro pistões, diâmetro 320 mm
Freio traseiro Disco único, calibrador flutuante com duplo pistão, diâmetro 265 mm
Sistema de freio ABS ABS Integral BMW Motorrad (parcialmente integral, equipamento opcional)
Rodas R 1200 R: moldadasR 1200 R Classic: rodas raiadas
Dianteira 3,50 x 17”
Traseira 3,50 x 17”
Pneus Dianteiro 120/70 ZR 17
Traseiro 180/55 ZR 17
Pesos e Dimensões
Comprimento, total mm 2.145
Largura, total, com/sem espelhos mm 906/845
Altura do assento (sem piloto) mm 800 (padrão)800 (EO, AO, esportivo)830 (EO, AO, conforto, alto)830 (AO, alto)760 (EO, AO, baixo)750 (rebaixado)
Peso sem carga, 90% de combustível kg 223
Peso total permitido kg 450
Capacidade do tanque l 18
Desempenho
Consumo de combustível 90 km/h l/100 km 4,1
Consumo de combustível 120 km/h l/100 km 5,5
Aceleração
0–100 km/h s 3,5
Velocidade máxima km/h >200
Tabela de Preços
Modelo / Pacote Versão Preço Público
G 650 GS (0135) 29.800
F 800 R (0215) 36.900
F 800 GS (0225) 42.900
R 1200 GS Standard (0450) 59.900
R 1200 GS Standard com ABS (0450) 63.900
R 1200 GS Sport (0450) 70.900
R 1200 GS Sport Triple Black (0450) 72.900
R 1200 GS Premium / Premium Triple Black (0450) 80.900
R 1200 GS Adventure Premium (0470) 91.200
R 1200 RT Standard (0430) 76.800
R 1200 RT Premium (0430) 90.900
K 1300 R Standard com ABS (0518) 70.900
K 1300 R  Dynamic (0518) 82.900
K 1300 S Standard com ABS (0508) 68.900
K 1300 S Premium (0508) 80.600
K 1600 GT (0601) 99.500
K 1600 GTL (0602) 108.500
S 1000 RR Standard (0507) 61.400
S 1000 RR Standard com Shift Assistance (0507) 62.400
S 1000 RR Full (0507) 69.900
S 1000 RR Full Tricolor (0507) 72.400
Preços sujeitos a aleração sem prévio aviso.
* R 1200 RT tricolor : independete do pacote, somar mais R$ 3.300,00 no preço público sugerido
* K 1300 S tricolor : independete do pacote, somar mais R$ 3.300,00 no preço público sugerido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


× 5 = trinta cinco