Chega no Brasil? – Avaliamos em Paris o Scooter de Três Rodas Metropolis

9
3090
scooter de três rodas peugeot

Paris ao amanhecer. Percebo a quantidade de pequenas motonetas que dominam o trânsito. Caríssimo Best Rider, é algo impressionante, todas as cores e modelos desfilam, mas uma chama a atenção, uma scooter de três rodas, duas dianteiras e uma traseira. Metropolis 400i RS é o seu nome. Peugeot é a marca. Existem outros modelos como o da Piagio, mas a marca francesa obviamente é a mais popular.

scooter de três rodas da peugeot

Fotos: Divulgação

Chega no Brasil? – Avaliamos em Paris o Scooter de Três Rodas Metropolis

Sábadão francês, Av. De La Grande Armée, burburinho das motos em Paris. A General Osório dos caras. Onde tudo acontece, e muita, mas muita moto e principalmente scooters fazem a alegria das ruas. Atravesso a avenida, me desvio das motos na calçada invadindo uma concessionária da Peugeot. Meu objetivo, é conhecer melhor aquele bicho de três rodas e ver com ele se comporta na rua.

scooter de três rodas peugeot

Olho para o “Monsieur” que parece ser o gerente da loja e disparo sem pena: “Parlez vous Anglaise?” (Você fala inglês?). “Un petit”, ou algo parecido, ele me responde. Beleza, engato segundona no meu francês macarrônico misturado com polpa de tomate inglesa e bora se comunicar. Bastante educado, ele começa a mostrar o modelo e explicar quais as vantagens da moto. E é isso que se segue. Fiz também um curtíssimo test-ride de um quarteirão da moto. Curto, pois havia esquecido minha habilitação no hotel, mas Paris é uma festa!

scooter de três rodas peugeot

A moto possui um design futurista e parece ter saído de um filme de ficção científica. É excelente para iniciantes, pois o equilíbrio é praticamente garantido graças a estabilidade das três rodas. Digo quase, pois a ciclística nas curvas é diferente de tudo o que já vi. Ela deita facilmente e suas rodas dianteiras se inclinam apoiadas em uma esfera central no eixo permitindo contornar uma curva de forma perfeita e sem dificuldades. Mas creio que se o piloto se descuidar ele cai da moto, mesmo a motoneta ficando em pé e inclinada sobre os pneus dianteiros. Fazer curvas é fácil demais e por isso é estranho.

scooter de três rodas peugeot

Caro Best Rider, dê uma olhada no esqueleto da suspensão inovadora da Maxi Scooter, que proporciona uma incrível estabilidade em retas e curvas. Inovadora para nós, mas esta moto foi lançada na sombra da Torre Eiffel em 2010 (!):

scooter de três rodas peugeot

Como disse, o design é impecável, e linhas angulosas compõem harmoniosamente seu perfil. Pesquisei o processo de desenvolvimento desta moto e foi algo impressionante, mais de dois anos de pesquisas e milhões de Euros em aperfeiçoamentos e melhorias antes de ir para o público. É caro Rider, nem só de baguete vive o francês. Eles fazem, e fazem motonetas bem sofisticadas. Vejam o filme que antecedeu o seu lançamento em 2010 e comprovem:

No pequeno quarteirão que acelerei seu motor de 400cc (4 válvulas) arrefecido por água, ela respondeu rapidamente e até mesmo reduziu algumas marchas de seu câmbio CVT. Os dois freios são a disco e seguram bem, mesmo fazendo curvas daquela forma estranha. Seu motor produz 35 cavalos de potência, mais do que o suficiente para trafegar em uma cidade (258 quilos seca). Segundo o distinto senhor que me atendeu, a moto consegue desenvolver até 150 km/h em estrada aberta mantendo uma excelente estabilidade. Claro que não pude aferir isso.

scooter de três rodas peugeot

Ela traz todo o conforto que uma Maxi Scooter moderna deve trazer e mais: dois compartimentos grandes que comportam um capacete em cada. O computador de bordo maximiza o consumo, inclusive avisando se a pressão dos pneus está adequada. O painel é completo (velocímetro e contagiros analógicos, consumo, temperatura interna e externa, dois hodômetros parciais e um total, relógio) e a chave é eletrônica com transponder. O freio de estacionamento também ajuda na hora de sair em subidas íngremes. A belezinha ainda possui saída padrão “acendedor de cigarros” de 12v para carregar acessórios eletrônicos.

scooter de três rodas peugeot

Agora a parte mais interessante: o preço sugerido é de 7,299.00 euros, algo em torno de R$ 22.000,00 (!!!!!!) Sem comentários, mesmo com o câmbio alto.

scooter de três rodas peugeot

Mas que raios o Sr. Roberto Severo está escrevendo sobre uma moto que fica a um oceano de distância de nosso público? Calma, Best Rider querido, antes de eu terminar a conversa dizendo que o time de futebol deles é uma porcaria e que eles compraram a copa de 1998, o gerente da loja me disse “secretamente” que este modelo é estratégico para a marca e que será mundial. Isso significa que muitas concessionárias (quem sabe no Brasil) podem ser abastecidas ou abertas para comercializar o interessante Metropolis.

Keep Riding!

scooter de três rodas peugeot

9 COMENTÁRIOS

  1. Ei cara : Na minha época de criança esse triciclo/bólido chamava-se “tico-tico”. Esse velocípede me parece muito simpático, ideal para uma segunda moto no transito diário, estou torcendo para ser lançada no BR. Acho que vc também, por ironia do destino tem as suas iniciais

  2. TOMARA QUE A PEUGEOT MONTE ESSE TIPO DE SCOOTER NO BRASIL,POIS SE FOR IMPORTADA CUSTARÁ UNS R$40.000,O.MAS ACHO QUE TEM DE SER UM MODELO MENOR COM 300CC NO MÁXIMO,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


+ 1 = oito