Airbag para motociclistas pode se tornar realidade

4
535
airbag para motociclistas

Airbag para motociclistas pode se tornar realidade, de acordo com Projeto de Lei do Senado (PLS) 404/2012. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado já aprovou o projeto que obrigará usuários de motocicletas, seja piloto ou garupa, a usar como equipamento de segurança colete ou jaqueta com airbag.

airbag para motociclistas

Foto: Divulgação

Airbag para motociclistas pode se tornar realidade

O projeto ainda tem que passar por mais duas comissões no Senado e, se aprovado, segue para a Câmara dos Deputados. O airbag para motociclistas terá prazo de três anos para se tornar obrigatório. Hoje no Brasil já há este tipo de produto disponível e promete reduzir em 80% o risco de morte. Além do colete airbag, são itens de segurança obrigatórios para os motociclistas: capacete, luvas, botas e vestimentas que cubram todo o corpo.

Entre outras mudanças que afetam a vida sobre duas rodas, a proposta também altera a Lei 12,009/2009, conhecida como Lei dos Motoboys, obrigando o uso de coletes retrorreflexivos nas roupas. O fornecimento deste material deve ser feito pela empresa ou contratante do serviço.

Com a aprovação do uso de airbag para motociclistas, Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também é alterado, determinando que o não uso do airbag pelo condutor ou garupa é infração gravíssima.

 

4 COMENTÁRIOS

  1. Em nenhum país há essa obrigatoriedade. Por que será? Porque em país sério, uma besteira dessa não decola pois os políticos tem a todo momento que rovar de onde vem o seu dinheiro.

  2. reclame, gritem e se movam contra a aprovação.
    Primeiramente, não confundamos o interesse de poucos contra da maioria. Esse projeto é fruto de lobby gigantesco de fabricantes/importadores que querem ver seus produtos, à todo custo, sendo vendido como obrigatório. Não temos livre mercado,há 1 ou duas marcas operando oficialmente no país. A denko é a maior e mais hipócritas dela.

    AINDA, no que tange à segurança os dados e estudos são falsos e ou inconclusivos. Airbag pra motociclista salva vida em 90% casos. Fala sério, a maior parte das morte se dá por traumatismo craniano, atropelamentos e fraturas expostas na perna/pernas.
    Poucos acidentes serão minorados pelo uso de airbags. Ainda mais se levarmos em consideração que usam tecidos outros que não o couro (ótimo para evitar arranhões no asfalto). Só quem caiu com um lixo de jaqueta/luva de poliéster sabe do que falo.

    Mas o lobby e o dinheiro seduz os políticos e a ignorância engana os incautos.

  3. Palhaçada. Imagina usar este bagulho ai em Salvador!
    Pegadinha do malandro. Estão incinerando o país hoje por causa das atitudes destes políticos que só inventam M…. Eu achava que moto era uma alternativa para o futuro por causa de espaço e mobilidade, mas do jeito que vai, compro um carro e moro perto do trabalho, sei lá, parece que perderam a noção e o controle do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


6 × = trinta