Abraciclo – A positividade para o segmento de motocicletas no Brasil

0
440

Abraciclo – A Abraciclo divulgou dados referentes ao primeiro trimestre de 2014 que mostram que as montadoras instaladas no Brasil, passaram o primeiro trimestre de 2014 bem melhor que o de 2013. Não só as montadores, mas o varejo, a produção e o atacado também.

IMG_4423-940x600

Foto Divulgação.

Abraciclo – A positividade para o segmento de motocicletas no Brasil

Foi divulgado os dados do primeiro trimestre de 2014 pela Abraciclo, referentes ao segmento de motocicletas no Brasil. Os números atingidos pelas montadores, o varejo, a produção, o atacado e sem nos esquecer das exportações, foram positivos e maiores do que no ano de 2013.

  • Varejo – 365.306 (3,7% superior ao número obtido no mesmo período no ano passado)
  • Produção – De 383.199 em 2013, para 408.665 em 2014 (Aumento de 6,6%)
  • Atacado – As vendas foram estáveis, com variação apenas de 0,5%
  • Exportações – De 22.380 em 2013, para 26.619 em 2014 (elevação de 18,9%)

 

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirmou que os números positivos são reflexos do esforço dos fabricantes e suas redes de concessionárias. Fermanian também prevê uma possível dificuldade nas vendas por conta da Copa do Mundo. Como por exemplo, no comparativo ao mês de Março e de Fevereiro, onde houve um declínio de 6,1% por conta do Carnaval, que diminui os dias úteis do mês.

Ao correr do ano de 2013, a indústria de duas rodas investiu em tecnologia e na produção de novos modelos. Em prova disso, em 2013, 29 lançamentos foram realizados durante o ano. E só de motocicletas premium (acima de 450 cm³), foram registrados 18 novos modelos. Entre Janeiro e Março de 2014, o seguimento premium representou 20% do crescimento.

Já na categoria de 150 cm³, os fabricantes apostaram em atualizações e lançamentos, com 7 novos modelos de grande representação, apresentados no segundo semestre de 2013. Esse investimento estimulou a renovação da frota dos veículos de entrada, que registrou alta de 2,9% nas vendas no primeiro trimestre de 2014. Essa categoria representa 85% do mercado.

vendas premium

Os 5 anos da bicombustível

Em 2014 também comemoramos os 5 anos do lançamento da primeira moto bicombustível. Somente no levantamento deste ano, a comercialização de motos flex já representa 58% do total até agora. Em 2009 o percentual era de 11,6%. A Honda foi a primeira a lançar a moto flex: a CG 150 Titan Mix. O álcool beneficia quem quer mais economia, já a gasolina, é mais indicada para que, quer distâncias mais longas com mais autonomia.

cg 150 titan mix

E por quê ter uma motocicleta?

A motocicleta, ao contrário do que muitos falam, é um veículo de inclusão social. Ela é de baixo custo de aquisição e manutenção (obviamente que isso depende do modelo), econômica no combustível, oferece um transporte rápido a qualquer localidade, permite geração de renda e prestações de serviços à sociedade, como por exemplo os serviços de utilidade pública: Correio, Polícias Militares e Civis e até o SAMU.

policia, correio, samu

 

Coletiva de Imprensa Abraciclo

Nessa Quarta-feira (09) a Abraciclo realizou uma Coletiva de Imprensa em São Paulo onde o presidente, Marcos Fermanian divulgou os dados das estatísticas e falou sobre a expectativa desse ano dos números continuarem estáveis. Fizemos uma pergunta referente ao crescimento dos números de roubos de moto e até onde isso afeta o mercado de motocicletas. Em resposta, Marcos Fermanian disse que realmente os números são preocupantes. Citou também a questão do seguro, que custa caro e é praticamente ”fora de mão” para muitos motociclistas.

O valor do seguro depende muito do modelo da motocicleta, o valor estimado da mesma, a região e o quanto isso influência na probabilidade de um eventual roubo. Quanto mais cresce os casos em determinada região, mais as seguradoras aumentam o preço do seguro.

Se houvesse uma cooperação entre seguradoras e concessionárias, talvez obter o seguro se tornasse ao alcance. Fermanian também afirmou que a forma como as notícias ruins ”correm” hoje em dia, afeta diretamente nas vendas. Apesar dos benefícios e da facilidade de obter uma motocicleta, as notícias dos inúmeros roubos, faz com que sejam anuladas todas as coisas boas que esse veículo oferece.

motociclistaaa

 

>>Conheça a nossa loja de motos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


sete × 8 =