A Harley-Davidson pode adotar arrefecimento líquido para suas Big-Twin

2
216
Layout do provável V-Twin com arrefecimento líquido

Fonte e Imagens: TheKneeslider.com

Se o lançamento da V-Rod com motor V2 Revolution arrefecido a água e desenvolvido em parceria com a Porsche, em 2001, provocou muitos protestos e foi considerado uma heresia pelos fãs mais ortodoxos, tudo indica que a marca de Milwaukee passará por isso novamente.

Se,  tecnicamente, não é tão difícil fazer um pequeno propulsor de 125 cm³ arrefecido a ar atender as leis de emissão de poluentes, o mesmo não pode ser dito para motores com 1600/1700 cm³.

Por isso, para conseguir atender as leis que regulamentam a emissão de poluentes cada vez mais rígidas, a Harley-Davidson pode estar enfrentando um problema. Como manter a tradição dos Big-Twin arrefecidos a ar (qualidade muito valorizada pelos clientes da marca) e atender as novas normas?

Ao que tudo indica a solução encontrada pela marca poderá não agradar aos consumidores mais tradicionais da centenária marca norte-americana: Equipar o V-Twin com um sistema de arrefecimento líquido.

Sistema de arrefecimento líquido do V-twin

As imagens  ilustram a patente de um novo sistema de refrigeração a líquido, registrada pela Harley-Davidson e que respeita fielmente o estilo do Big-Twin. Nele, o radiador dividem-se em dois, que ficariam escondidos no painel frontal inferior.

É claro que a equipe do marketing (que é muito forte na marca) fará de tudo para que os engenheiros mantenham algumas identidades típicas H-D, como o ângulo de 45° entre os cilindros, o som característico e, claro, o visual clássico.

Como a EPA (Environmental Protection Agency), órgão certificador que define os padrões de poluição dos veículos nos Estados Unidos, já validou a atual gama de motores para 2012, se adoção de novos propulsores a água acontecer, deve ficar para 2013, quando entra em vigor uma nova normativa da instituição, obviamente mais rígida.

Aqui, o sistema visto de frente (esq.) e por trás (dir.)

Exceção aos modelos da linha Touring, que podem ser os primeiros a receber o V-Twin com arrefecimento líquido já no primeiro semestre de 2012, segundo rumores que circulam na imprensa especializada.

2 COMENTÁRIOS

  1. Certamente vão ter alguns puristas torcendo o nariz… Já consigo ver passeatas e protestos em frente ao museu em Milwaukee. Foi assim com injeção eletrônica, com os Trikes e assim sempre será…. Viva a Harley, os “harlistas” suas tradições, seus rituais, e suas manias. Isso faz a marca! A propósito eu tenho uma…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


− dois = 3