A.C Farias, o criador do “stunt”, é brasileiro. Você sabia?

Blog do Bucha

AC A.C Farias, o criador do stunt, é brasileiro. Você sabia?

Fotos: acfarias.net

Vendo as imagens do jovem Jorian Ponomareff que publicamos no site, comecei a procurar outros filmes de stunt na internet e descobri que é possível passar pelos menos 543 anos e 7 meses só assistindo vídeos de manobras no You Tube com as mais diferentes motocicletas, nos mais diversos locais e com os mais insanos pilotos.

Desde renomadas estrelas internacionais com patrocínio milionário de multinacionais como Red Bull, BMW e Harley-Davidson até uns corajosos, talentosos e completamente retardados indianos que andam de chinelo em motos precárias em uma espécie de globo da morte disputando espaço com carros (!)

O Brasil possui muitas equipes de whelling e stunt riders que não fariam feio perante qualquer gringo — não vou citar nomes para não ser injusto e esquecer de alguém —, contudo, o que poucos sabem é que o piloto que é considerado o “pai” da modalidade é brasileiro. Você sabia?

Antônio Carlos Farias, ou simplesmente A.C Farias começou a fazer as primeiras manobras sobre duas rodas na sua pequena bicicleta quando tinha apenas 3 anos de idade, ou seja, mais de 40 anos atrás! Apesar disso, o esporte só começou a tomar maior espaço em sua vida quando, aos 19 anos, Farias comprou uma BMX.

Além das provas de bicicross — onde chegou a ser um dos “Top 3” do Brasil, ele logo passou a usar sua bike para fazer freestyle no bairro em que morava, e daí para as motos foi um pulo. Em 1989 o pioneiro piloto começou a praticar com motocicletas e, assim, nascia uma nova modalidade no motociclismo mundial.

Em 1990 Farias foi de férias pela primeira vez para a Espanha; e, assim,  a Europa descobriu seu talento durante algumas apresentações que ele fez ao comando de uma KTM 350. Depois que se recuperou de uma lesão no Brasil, voltou à Europa decidido a ganhar a vida como um showman, em uma modalidade ainda desconhecida no Velho Mundo. O resultado dessa aventura? Diversos títulos internacionais, incluindo um campeonato mundial.

Após um grave acidente durante uma prova na Espanha, em 2008, “A.C” chegou a anunciar o fim de sua carreira, entretanto, como previam seus amigos mais íntimos, em março de 2010 o brasileiro anunciou que estava de volta aos treinamentos.

Para saber mais sobre este pioneiro acesse seu site: www.acfarias.net

2 comments

  1. ola eu tenho um video do ac farias onde ele esteve pela primeira vez e isso foi em 1992 em puebla de sanabria e a motok ele estava a pilotar era uma ALFER 250 tenho provas disso ja procurei na net e ainda nao vi mais essa moto

    Responder

Comentário Best Riders


8 × = setenta dois