24.4 C
São Paulo
quinta-feira, 16 setembro 2021
spot_img

A.C Farias, o criador do “stunt”, é brasileiro. Você sabia?

Fotos: acfarias.net

Vendo as imagens do jovem Jorian Ponomareff que publicamos no site, comecei a procurar outros filmes de stunt na internet e descobri que é possível passar pelos menos 543 anos e 7 meses só assistindo vídeos de manobras no You Tube com as mais diferentes motocicletas, nos mais diversos locais e com os mais insanos pilotos.

Desde renomadas estrelas internacionais com patrocínio milionário de multinacionais como Red Bull, BMW e Harley-Davidson até uns corajosos, talentosos e completamente retardados indianos que andam de chinelo em motos precárias em uma espécie de globo da morte disputando espaço com carros (!)

O Brasil possui muitas equipes de whelling e stunt riders que não fariam feio perante qualquer gringo — não vou citar nomes para não ser injusto e esquecer de alguém —, contudo, o que poucos sabem é que o piloto que é considerado o “pai” da modalidade é brasileiro. Você sabia?

Antônio Carlos Farias, ou simplesmente A.C Farias começou a fazer as primeiras manobras sobre duas rodas na sua pequena bicicleta quando tinha apenas 3 anos de idade, ou seja, mais de 40 anos atrás! Apesar disso, o esporte só começou a tomar maior espaço em sua vida quando, aos 19 anos, Farias comprou uma BMX.

Além das provas de bicicross — onde chegou a ser um dos “Top 3” do Brasil, ele logo passou a usar sua bike para fazer freestyle no bairro em que morava, e daí para as motos foi um pulo. Em 1989 o pioneiro piloto começou a praticar com motocicletas e, assim, nascia uma nova modalidade no motociclismo mundial.

Em 1990 Farias foi de férias pela primeira vez para a Espanha; e, assim,  a Europa descobriu seu talento durante algumas apresentações que ele fez ao comando de uma KTM 350. Depois que se recuperou de uma lesão no Brasil, voltou à Europa decidido a ganhar a vida como um showman, em uma modalidade ainda desconhecida no Velho Mundo. O resultado dessa aventura? Diversos títulos internacionais, incluindo um campeonato mundial.

Após um grave acidente durante uma prova na Espanha, em 2008, “A.C” chegou a anunciar o fim de sua carreira, entretanto, como previam seus amigos mais íntimos, em março de 2010 o brasileiro anunciou que estava de volta aos treinamentos.

Para saber mais sobre este pioneiro acesse seu site: www.acfarias.net

Related Articles

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho uma foto do AC Farias fazendo manobras com minha bike logo após ter feito manobras comigo na garupa de sua YAMAHA TDR 180 DE COR VERDE TODA CRAQUELADA,.
    ISSO OCORREU EM 1993 FOI UMA DESPEDIDA DELE PARA A EUROPA

  2. ola eu tenho um video do ac farias onde ele esteve pela primeira vez e isso foi em 1992 em puebla de sanabria e a motok ele estava a pilotar era uma ALFER 250 tenho provas disso ja procurei na net e ainda nao vi mais essa moto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


um + 5 =

 

Stay Connected

22,463FãsCurtir
2,940SeguidoresSeguir
18,400InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles