54 anos de Ayrton Senna

1
1572

Ayrton Senna – Hoje, o tricampeão mundial de Fórmula 1 completaria 54 anos de idade.

divulgaçao_ayrton_senna

Foto Divulgação

54 anos de Ayrton Senna

Hoje, 21 de Março o tricampeão mundial de Fórmula 1 completaria 54 anos de idade. Contabilizando inúmeras vitórias, Senna era conhecido pelo talento, carisma e humildade. No dia 01 de Maio de 1994, após se chocar com um muro de concreto no autódromo Enzo e Dimo Ferrari, em Ímola na Ítalia, um boletim médico do hospital Maggiore de Bolonha, anunciou ás 1h40 a perda do grande piloto por morte cerebral, aos 34 anos.

retratando-o-piloto-na-infancia-a-foto-esta-na-exposicao-senna-emotion-1340146586853_956x500

Ayrton Senna da Silva, apelidado como Beco, nasceu no dia 21 de Março de 1960, filho de Neyde e Milton, irmão de Viviane e Leonardo. Desde criança, Senna era conhecido pela sua humildade e amor ao próximo. Na sua festa de aniversário de 6 anos, a casa da família ficou lotada de crianças e ao terminar a festa, os pais perguntaram a Senna quem eram todas aquelas crianças. A resposta foi inusitada: ”Não sei. Passei de casa em casa, tocando a campainha e convidando cada uma”.

ayrton-senna-4

Aos 4 anos de idade ganhou um Kart, construído pelo pai. Competiu pela primeira vez em uma corrida amistosa de Kart aos 9 anos, em Campinas, São Paulo. Foi sua primeira pole position, definida por sorteio. A primeira prova oficial de Kart foi em 1973. Senna cruzava toda a cidade de São Paulo para chegar no Kart em Interlagos.

senna_kart

Em 1980 ele foi convidado para competir na categoria Fórmula Ford 1600 pela Van Diemen, na Inglaterra. Como os pais iam contra a ideia, Senna recusou a proposta e participou de mais uma temporada de Kart. Resultado? Conquistou o título de Campeão brasileiro e Vice-campeão mundial.

formula ford

Um ano depois, Senna estava na Inglaterra após ter aceitado a proposta e estreiou na Fórmula Ford 1600, representando a Van Diemen, a melhor equipe do campeonato europeu. A primeira corrida aconteceu em 1981, onde Senna terminou em quinto lugar. No Domingo seguinte, ficou em terceiro lugar e 15 dias depois, venceu a corrida. A coroa de louros da primeira vitória é considerada relíquia e está guardada na sede na Van Diemen em Snetterton, na Inglaterra.

formula 3 ayrton senna

Logo em seguida, entrou para a Fórmula 2000, onde venceu fazendo a pole position e a volta mais rápida nas seis primeiras corridas. Na sétima corrida, venceu mas não largou na pole position. Na corrida seguinte o motor quebrou, impedindo que Senna ganhasse a serie invicta. Senna absorveu bem a derrota e manteve a performance, vencendo na Fórmula 3 inglesa. Terminou o ano com dois títulos da Fórmula 2000 inglês e europeu, 21 vitórias, 15 poles e 21 voltas mais rápidas.

formula 3

Logo entrou na Fórmula 3, conquistando 12 vitórias, 14 poles, 14 voltas mais rápidas em um total de 20 provas. A Fórmula 3 era o último degrau para a Fórmula 1. Mantendo o potencial da Fórmula Ford e Fórmula 2000, Senna tornou-se o único a conquistar a tríplice coroa das fórmulas britânicas. Eis que chega o grande convite: Toleman, Williams e McLaren convidam Senna para realizar testes com as máquinas de categoria máxima do automobilismo. Sua estreia na Fórmula 1 era só uma questão de tempo.  Após vários testes Ayrton Senna estreiou na Fórmula 1 pela Toleman. Apesar de ser estreiante, Senna assombrou o mundo com sua pilotagem arrojada.

91MC_0801-860x430

Em 10 anos de Fórmula 1, Senna conquistou 10 títulos, 41 vitórias, 80 subidas no pódio e 65 poles em 161 Grandes Prêmios disputados, títulos que o transformaram no maior ídolo do Brasil. Em 1988 estreiou pela McLaren onde permaneceu até 1993 e onde conquistou 35 vitórias, incluindo sua última vitória em 1993.

84PT_F017-860x430

O tricampeão mundial fez o Brasil sentir orgulho de suas vitórias, porém mais ainda, de sua persistência, amor e humildade. Hoje existem diversas instituições de caridade que levam o nome do piloto, como o Instituto Ayrton Senna que não possuem fins lucrativos e trabalham em prol de melhorar a qualidade da educação pública, beneficiando mais de 2 milhões de crianças e jovens em todas as regiões do País.

“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno”.

ducati-senna-1

A Ducati também prestou sua homenagem ao piloto, quando lançou o modelo 1199 Panigale S Senna, apresentada no Salão Duas Rodas em 2013.

Senna deixou saudades e relembrar a história desse grande campeão, com certeza emociona e aumenta a admiração por alguém que não venceu só nas pistas, mas em todos os sentidos.

Ayrton Senna sempre.

”Eu sou feliz. Serei plenamente feliz, talvez, se chegar com sabedoria aos 60 anos. De qualquer forma, ainda tenho muita vida pela frente”.

final_senna_sempre

 

>> Conheça a nossa loja de motos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


5 × = cinco