5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

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A primeira clássica: Confira dicas para comprar uma moto antiga ou clássica. Com bons preços, modelos com menos de 30 anos são os mais atraentes para se iniciar no hobby.

RD 350 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Yamaha RD 350, um modelo cobiçado que exige muito conhecimento do futuro proprietário -  Foto: Mario Villaescusa

Texto: Guilherme Silveira / Agência INFOMOTO
Fotos: Divulgação

harley 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Motos antigas são paixões ou hobbies: pouco usadas, até por serem mais complicadas de rodar, freiam pior e “torcem” mais em curvas. Em outras palavras, raramente são veículos de uso diário, ainda assim são muito desejadas. Se você está pensando em comprar uma clássica ou começar sua coleção confira algumas dicas.

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Honda CB 750 e CG 125 mostram os caminhos possíveis para se iniciar o mundo das clássicas – Foto: Mario Villaescusa

Qualquer motocicleta beirando os 30 anos de fabricação já tem o seu valor como antiga. Segundo Diego Rosa, colecionador de motos dos anos 1980, “modelos com pouco mais de vinte anos costumam valer a pena por estarem com preços baixos. Assim, pode-se comprar uma boa, deixá-la ótima e, daqui a alguns anos, virar uma clássica de fato, passível de ganhar placa preta”, explica. Um exemplo é a carenada Honda CBR 450 SR de 1987, um modelo que pode ser encontrado em bom estado de conservação por volta de R$ 8.500.

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Honda CB 750 e CG 125 mostram os caminhos possíveis para se iniciar o mundo das clássicas

O ideal é definir o modelo desejado e “garimpar” bons exemplares. Euller Heringer, colecionador, informa que existem três tipos de antigas: a toda original, que rodou pouquíssimo e é bastante valorizada; a “reformada” que passou por restauração sem critérios, e a moto íntegra e que rodou bastante, a qual pede por uma restauração criteriosa e que tem baixo valor no mercado.

Quem tem conhecimentos de mecânica e facilidade em conseguir peças, um modelo íntegro em detalhes e preço acessível é uma ótima pedida. Os mais imediatistas, ou que não gostam de mecânica e procurar peças, devem optar por um exemplar restaurado ou com placa preta.

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As Yamaha DT 200R já são colecionáveis e têm uma legião de admiradores – Foto: Mario Villaescusa

Dica 1: O modelo ideal

Após definir a moto, vale pesquisar sobre o modelo antes de sair à caça, para não levar gato por lebre. Diego informa que propagandas de época, revistas e fotos da moto em seu lançamento ajudam a ter uma noção de como deve ser a moto e suas peças originais. Componentes, como painel, farol, guidão e escapamento são interessantes quando “de fábrica”. E há cores que valem mais, como o amarelo diante do branco (CG 125, por exemplo). “Muitas vezes é melhor comprar uma moto com a pintura original, queimada, do que um tanque brilhando e recém-pintado em um tom diferente do original”, informa Diego Rosa.

xl 250 R placa preta 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Colecionador Diego Rosa informa que o estado da moto vale mais do que a quilometragem

Há também motos que são pouco valorizadas no mercado, a exemplo das CB 450, bicilíndricas lançadas em 1983 que podem ser encontradas por preços pouco maiores (ou similares) aos das primeiras CG, por pouco mais de R$ 6.000. Segundo Rosa, as marcas Honda e Yamaha são as ideais para quem está começando uma coleção: “em concessionárias mais tradicionais ainda existem peças originais”, relata.

cg 125 1976 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Honda CG 1976 é considerada a ideal para quem deseja se iniciar no hobby das clássicas

Dica 2: Fazendo as contas

Rosa conta que as trails nacionais da Honda (XL 250 R e XLX 350 R) estão cada vez mais difíceis de achar e, por conta disso, têm preços altos quando em bom estado. “Deve-se colocar o preço e o estado da moto na balança. Há pouco tempo achei uma 250 R bonita nas fotos, mas restaurada sem critérios e com peças que não eram dela, por quase R$ 10 mil. Em outro site, encontrei o mesmo modelo com 3.000 km, zerado, ao valor de R$ 15 mil. Ou seja, às vezes vale pagar mais, pois dependendo do estado, não compensa restaurar”.

xl 250 R 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Honda XL 250R já é considerada uma clássica do off-road nacional

Heringer complementa que motos mais descaracterizadas podem servir de base para uma cafe racer. “As cafe estão na moda, então vale a pena investir em motos com estado razoável, faltando detalhes e peças difíceis de achar, para montar uma customizada”, completa.

cafe racer 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Uma opção interessante para uma antiga em más condições e transformá-la em cafe racer

CBR 450SR 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Honda CBR 450SR, esportiva dos anos 1990, que em breve será uma clássica

Dica 3: Quatro cilindros

O entusiasta que deseja uma moto maior como a Honda 750 de quatro cilindros (as CB Four dos anos 1970), deve preparar o bolso. Euller elucida que “elas partem de R$ 20 mil e pedem mão-de-obra especializada”. Da mesma forma, as Vespas são motonetas charmosas que atraem muitos motociclistas, mas também têm peças difíceis de encontrar e caras.

Em suma: o ideal é começar por baixo, tomar gosto pela coisa, e daí em diante, ter o bolso como limite para as paixões sobre rodas. Normalmente, moto antiga não dá lucro. Mas é um hobby que, tomadas as precauções básicas, dificilmente se perde dinheiro com ele.

Dica 4: para comprar bem

Ao conferir a moto ao vivo, o ideal é saber os detalhes e problemas crônicos do modelo e, se possível, ir acompanhado de um mecânico ou um amigo que entenda do assunto.

Os documentos exigem muita atenção assim como a numeração do motor e chassi. Mais importante do que quilometragem é o estado geral do conjunto mecânico e ciclístico, além de detalhes como adesivos e selos. Procure obter um histórico da moto, como donos anteriores, manual ou notas de serviço e manutenção.

Nos encontros de veículos antigos é possível conversar e entender mais sobre o modelo desejado. É a chance de comparar o estado das motos, comparar preços e saber curiosidades.

CB 400 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

A CB 400 já foi a maior moto do Brasil nos anos de 1980

Dica 5: Placa preta

A placa preta é um atestado de originalidade que certifica o veículo como de coleção. Para obtê-la é preciso se afiliar a um clube de antigos (normalmente carros) e ser avaliado em um exame feito por um perito. A moto deverá ter nota superior a 80 pontos (ou pelo menos 80% de sua originalidade, nota que é somada ao estado de conservação).

Se a moto for aprovada é possível dar entrada na mudança no documento junto ao Detran. O processo custa entre R$ 800 e R$ 1.100, dependendo do clube ou despachante, e pode sair mais em conta se for feito diretamente pelo dono junto do seu Detran. Além do charme da placa escura, a moto terá maior liquidez e valor mais sólido no mercado.

BMW R75 5 dicas para comprar sua primeira moto clássica

Modelos em excelente estado de conservação, como essa BMW R 75, têm valor elevado

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