2011-2020: Década de Ações pela Segurança no Trânsito

Notícias, Últimas

logo 610 2011 2020: Década de Ações pela Segurança no Trânsito

A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu a década 2011 – 2020 como a Década de Ações pela Segurança no Trânsito, convocando todos os países signatários da Resolução, entre eles o Brasil, para desenvolver ações para redução de 50% de mortes em 10 anos.

totem 1 2011 2020: Década de Ações pela Segurança no TrânsitoUma das primeiras ações foi tomada pelo movimento Chega de Acidentes, que instalará nas principais capitais do Brasil, totens com um contador que estima o número de vítimas de acidentes de trânsito. Essa iniciativa tem como propósito chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o grande número de fatalidades no trânsito, e a emergência da criação e implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil.

O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em relação ao número de fatalidades no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). O movimento Chega de Acidentes foi criado em 2009, pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito), ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

A Seguradora Líder DPVAT,  responsável pela administração dos valores pagos pelo seguro obrigatório DPVAT, além de apoiadora do movimento, viabilizou a criação dos totens.

Para Mauro Augusto Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ABRAMET (veja aqui entrevista para o Best Riders), o Brasil precisa, com urgência, de planos de ação na área da saúde pública. “Sem um conhecimento mais aprofundado e na falta de políticas públicas que visam contribuir para a segurança no trânsito e melhor atendimento da saúde, principalmente em se tratando de mobilidade humana, certamente não conseguiremos cumprir a resolução da ONU”.

Comentário Best Riders


9 × = setenta dois